Olá a todos,
estou percebendo que há mesmo um certo distanciamento entre as universidades e as empresas no Brasil.
No meu caso específico, estou realizando uma pesquisa do tipo survey (levantamento) sobre as empresas da indústria de instrumentos musicais no estado de São Paulo (http://www.gercpm.dep.ufscar.br/projetos.htm).
Tenho estabelecido contato via telefone com o universo selecionado de 26 empresas que representam este setor. A princípio havia uma barreira grande a ser transposta para estabelecer contato com cargos de um nível hierárquico mais elevados, de um modo tão impessoal.
Mas esta etapa já foi atingida, no momento aguardo retorno do preenchimento de um questionário idêntico para todas as empresas deste setor. É interessante saber que até a presente data, passados quase 2 meses da data de envio dos formulários eletrônicos, somente uma empresa fez questão em preencher tal instrumento de coleta de dados. Um dos motivos que me leva a crer que obtive este baixo índice de resposta, é fatalmente, o contato presencial que foi estabelecido somente, na fase do piloto do questionário, com o dono de uma empresa de micro porte do ramo mencionado.
Tenho tentado, com certa frustração, assegurar uma maior participação destas empresas de modo que minha amostra possa ser estatísticamente representativa e que eu assim dê prosseguimento a etapa da análise e exposição dos dados publicamente, considerando que as empresas solicitadas em sua maioria me asseguraram sua participação nesta etapa da coleta de dados. Mas não estou vislumbrando tal fato até o momento.
Sinceramente não sei o que fazer, tenho um prazo justo, até março de 2010, para defender o meu mestrado.
Não estou desqualificando estas empresas, já que elas são de suma importância para a minha pesquisa, mas há uma oportunidade de potencial estratégico neste momento que não esta sendo priorizada por tais empresas. Ao meu ver o ganho financeiro/econômico deve ser somente um dos objetivos essenciais das empresas. A troca e o acúmulo de conhecimento na nossa sociedade enriquece a todos a medida em que todos os tipos de organizações tenham ganhos sistêmicos a serem compartilhados.
Espero sinceramente que eu consiga reverter este quadro, senão terei de infelizmente alterar a metodologia proposta inicialmente.
E mais alguém tem tido dificuldades com a metodologia de survey via questionários?
t+
quarta-feira, 22 de julho de 2009
terça-feira, 7 de julho de 2009
Prelúdio....
Caro pessoal,
estou criando este canal de comunicação para fomentar um pouco a discussão de idéias a princípio pessoais.
Bom não estarei me restringindo a qualquer tema que seja do meu interesse.
Sugestões e comentários são sempre bem-vindos.
Tentarei manter uma periodicidade semanal também.
Bom até mais a todos.
estou criando este canal de comunicação para fomentar um pouco a discussão de idéias a princípio pessoais.
Bom não estarei me restringindo a qualquer tema que seja do meu interesse.
Sugestões e comentários são sempre bem-vindos.
Tentarei manter uma periodicidade semanal também.
Bom até mais a todos.
Assinar:
Comentários (Atom)